Release/Histórico dos Caboclinhos da Jurema
- Mateus MMDS
- 11 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Fundado em 2014 os caboclos da jurema nasce na associação cultural boi maracatu pela relação religiosa, pelo envolvimento do profano e do sagrado, pela fé, pelo costume do popular e pela as relações de dança, teatro e música envolvidos numa constante e rotineira pesquisa pensada em crescer e aumentar nossa comunidade para geradores do fazer arte. Com tudo isso ganhou em repertório e esse é mais um dos nossos segmentos que já vinha sendo trabalhado a anos e chegou a hora de expor o resultado. É claro que já formamos vários outros pequenos e grandes artistas estimulando-os nesse novo segmento (por conta da religião, da dança e novos instrumentos envolvidos por uma linguagem diferenciada do nosso habitual comum). Com um repertório recheado de músicas autoral e domínio público contempla hoje uma grande nação, com isso nosso espetáculo remete a palco ou rua (também cortejo) abrindo facilidades para que todo o público de diversos gostos acompanhe nosso trabalho e que todos os músicos e bailarinos estejam à vontade para demostrar o espetáculo construído.
Os Caboclinhos De a Jurema dar-se início com o ritual do cachimbo da fumaça da Cabocla Jurema, ao qual ela é louvada e adorada.
Logo após todo esse ritual da Fumaça, faz com que se abram as portas através do som dos tambores para a passagem dos encantados que vem do reino de Aruanda, estes caboclos são responsáveis por limparem todo o terreiro, ao qual acontecem as cantigas e os louvores a todos os presentes. Tais como Seu Sete Flechas, caboclo guerreiro, patrono, dona de toda floresta, denominado assim, por uma benção de Pai Oxalá, que foi presenteado por sete flechas de sete Orixás diferentes. Logo após vem Seu Ventania, um caboclo de tempo, caçador, curador, denominado de Seu Ventania por ser mais parecido com raio de vento que ele usou na sua reencarnação, e também pela rapidez a qual caçava suas prezas. Logo após para festejar junto entra Seu Pena Branca, um caboclo extremamente inteligente, cuidador, valente, ágil, protetor, também conhecido por servidor na assistência aos outros índios. Após este belo caboclo fazer sua parte louvando e adorando a Jurema, é chegada à hora do caboclo Oxossi, pai das matas, guardião dos caçadores, pois cabe a ele a responsabilidade de trazer todos os caboclos para a tribo novamente, protetor, caboclo de muita importância para os festejos da festa da Jurema.
Estes caboclos já abençoados por ela, a Cabocla Jurema. Para prestigiarem e fazerem parte deste belo festejo da cabocla Jurema, e mostrarem todo o seu trabalho, assim como também o trabalho dessa cabocla.

Comments