Release/ Histórico do Boi Misterioso
- Mateus MMDS
- 11 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Fundado em 2013 o Boi Misterioso nasce com o objetivo de participar o concurso do carnaval Folia dos Bois de Arcoverde 2014, no grupo de acesso garantiu o campeonato. Em seguida o Boi Misterioso segue seu caminho por vários eventos culturais da cidade e região. O Boi Misterioso em 2015 participa do Concurso Carnavalesco do Recife no grupo de acesso, garantindo o campeonato, subindo para grupo dois, no mesmo ano o boi também desfila no Concurso Folia dos Bois de Arcoverde no grupo dois ficando em terceiro lugar.
Desde então a Associação Boi Misterioso segue suas atividades e trabalhos sociais através da cultura popular com a sua comunidade, fortalecendo a cultura popular. O Boi segue sua trajetória por vários eventos culturais.
O espetáculo se inicia com um cortejo com a dança dramática do Boi Misterioso juto com Catirina Mateus e o nego Bastião, trazendo todo um corpo coreográfico e seus músicos.
No decorrer do Espetáculo Catirina tem um desejo um pouco estranho “Comer a Língua do Boi”, Mateus sabendo pela quantidade de bois que tem na fazenda falou logo que o Coronel não iria sentir falta de um único boizinho e que iria satisfazer o tal desejo. Mais Catirina como sempre não quer um boizinho e sim o “Boi Misterioso”.
Mateus logo fica agoniado ao saber qual era o boi e fica com medo do Capitão, mais como já tinha dado a palavra a sua nega e não irá voltar atrás e lá vão eles Mateus e o Nego Bastião.
Depois de realizar o desejo de sua nega eles descobrem que o melhor boi da fazenda está morto e que o Coronel já estava a caminho da fazenda, nisso eles ficam desesperado pra encontra uma maneira de reviver o boi.
Nisso é quando eles começam a implorar para os convidados da brincadeiras para eles reviver o boizinho mais querido do patrão, e nessa história entra o Médico, Florista, Ema, Jaraguá, Caboclo e nada do boi se mexer até que a macumbeira entra e faz seu ritual e o Boi Misterioso se levanta e volta a dançar como se nada tivesse acontecido. A festa volta acontecer e o Capitão nem desconfia do tal ato que tinha acontecido com seu Boizinho.

Comments