Release/ Histórico da Agremiação do Boi Maracatu
- Mateus MMDS
- 10 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Fundado em 2002 com o primeiro objetivo de movimentar socialmente nas comunidades com crianças e adolescentes com o passar do tempo continuou sendo assim mais dessa vez, com intenção artística e daí em 2007 a Prefeitura de Arcoverde cria um Concurso de Bois no Carnaval denominado FOLIA DOS BOIS, nessa época havia apenas três bois concorrendo: BOI Boiola, Boi Maluvido e Boi Maracatu. Ficamos na Terceira colocação. Já em 2008 o concurso amplia-se e entra alguns bois no concurso, nós ficamos com o Vice-Campeão do Grupo Especial, já em 2009 fomos campeões. Em 2010 a história do Boi Maracatu muda totalmente, pois nos se inscrevemos no Concurso de Agremiações Carnavalescas do Recife. Fomos Campeões no Grupo Aspirante, campeões no grupo 2 em 2011 e Campeões do Grupo 1 em 2012, passando assim, para o Grupo Especial do Recife em 2013 sendo Campeão do Carnaval do Recife até atualmente na Categoria Boi de Carnaval abrindo assim, um vasto conhecimento a nossa equipe e várias instituições privadas e Públicas reconhecem nosso trabalho hoje.
O que é mais gratificante nesse trabalho que o Boi Maracatu exerce além do seu exercício de cultura popular não são apenas os troféus, mas sim: as oficinas de dança, percussão música, teatro e construção de Adereços, Maquiagens entre outras ações que acontecem na comunidade. Hoje, o Boi Maracatu tem em média 100 pessoas em sua maioria crianças e adolescentes e idosos. Participa do Grupo Especial do Recife e é Hors Concours em Arcoverde na Folia dos Bois por ter uma grande estrutura; o que facilitou que nós fizéssemos parte da história de outros bois da cidade ajudando-os na formação cultural e artísticas: em suas fantasias, em seus adereços e em sua construção secular. Enfim, tudo o que pudemos para deixar o carnaval de Arcoverde e Pernambuco cada vez mais belo na modalidade Boi. Mas nem tudo foi Flores, o mesmo já foi depredado, surrado, sem lar e ironia do destino totalmente queimado em 2012 por vândalos, fazendo com que assim recomeçássemos da estaca zero...
Mas não esquecido!
O boi maracatu chega no terreiro e todos felizes por aparecer um boi tão lindo que foi presenteado de aniversário a filha do capitão (A Pastorinha), em meio a festa de comemoração pela chegada desse boi eles percebem que o boi rodopia e morre, sem saber o certo o que aconteceu começam a pedir ajuda a todos presentes na trama , o Capitão no cavalo aparece muito feliz na festa trazendo sua filha, e percebe que o Boi está cambaleando fica furioso e Mateus e Catirina percebendo sua indignação, começa o alvoroço em busca da reanimação do Boi , depois de muito aperreio descobrem que tudo se faz com música ( Diversas variantes tais como: Samba, Coco, Caboclinho, Cavalo Marinho, Ciranda, Xaxado entre outras.) e muita poesia na medida que cantam e dançam ele ressurge continuando a festa e vibrando com todos presentes. Nosso espetáculo além de cortejo é todo cantado e dançado. São entre 90 pessoas entre elas: Crianças, adolescente e idosos envolvidas, figurinos luxuosos mais sem perder o glamour da chita tecido tradicional da cultura Popular.

Comments