O PROJETO CINECLUBE SEGUNDA CHANCE CHEGA À COMUNIDADE DO VERANEIO NESTA SEXTA E SÁBADO
- Mateus MMDS
- 9 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

O projeto Cineclube Segunda Chance com Interação de Linguagens da ACBM finalizou o seu primeiro ciclo festivo (Ciclo Natalino) nesta última sexta feira 04/02 com a apresentação do Boi Maracatu na comunidade da Boa Vista além de terem desfrutado as 08 sessões entre filmes, documentário, curtas, medias e longa metragens todos com a temática natalina.
Agora o projeto se encontra na comunidade do Veraneio onde tem a proposta de realizar 08 sessões/exibições contemplado o Ciclo de Reis, lembrando que a próxima sessão (9°) acontecerá agora na próxima sexta-feira dia 11/02 na R. 01 (UM), N°15 - Veraneio às 17h com a exibição do Documentário “Folia de Reis” e logo más, no sábado (12/02) às 19h na R. 02 (DOIS), N°38 o cineclube realizará a sua 10° Sessão com a exibição do Documentário “História das benzedeiras de Uberaba - Enigmas da Fé”’, ressaltando que estamos seguindo as normas estabelecidas pela vigilância sanitária.
9ª Sessão do Cineclube Segunda Chance com Interação de Linguagens – Ciclo de Reis
Data: SEX 11 FEVEREIRO às 17h
Local: R. 01 (UM), N°15 - Veraneio - Arcoverde – PE
Documentário: Especial Folia de Reis - L - Livre para todos os públicos
10ª Sessão do Cineclube Segunda Chance com Interação de Linguagens – Ciclo de Reis
Data: SAB 12 FEVEREIRO às 19h
Local: R. 02 (dois), N°38 - Veraneio - Arcoverde – PE
Documentário: História das benzedeiras de Uberaba - Enigmas da Fé - L - Livre para todos os públicos
SINOPSE
9ª Sessão (Sexta-feira) Folia de Reis: Reisado, Folia de Reis ou Festa de Santos Reis são alguns dos nomes da celebração de origem portuguesa, que se tornou tipicamente brasileira ao incorporar influências das culturas africana e indígena. Além de mostrar os personagens que fazem parte da folia, o documentário traça o caminho de histórias e emoções que mantêm viva essa tradição centenária.
10ª Sessão (Sábado) História das benzedeiras de Uberaba - Enigmas da Fé: Enigmas da Fé é um videodocumentário produzido em 2015 como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo da Universidade de Uberaba (Uniube). Ele mostra a resistência das benzedeiras em darem continuidade a uma tradição que tende a ficar cada vez mais escassa no mundo contemporâneo. Com os depoimentos e práticas de seis benzedeiras de Uberaba e outros personagens ligados à tradição, o vídeo relata como se formou essa manifestação cultural, mitos, verdades, curiosidades e a persistência da benzeção na atualidade.
EQUIPE PRINCIPAL
DIRETOR/CURADOR: Everaldo Marques
COORDENADOR TÉCNICO DE PROJEÇÃO: Mateus Manoel
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Amannda Oliveira
CAPTAÇÃO DE IMAGEM E EDIÇÃO: Rodrigo Silva
REALIZAÇÃO:
Associação Cultural Boi Maracatu
INCENTIVO:
Fundação do Patrimônio histórico e artístico de Pernambuco (FUNDARPE)
Secretaria estadual de Cultura (Secult/PE)
Governo do Estado de Pernambuco
Comments